Queda de Cabelo
Conheça o que pode causar a queda de cabelo nas mulheres
Os cuidados diários com os cabelos da mulher incluem shampoos, cremes, hidratação, secador, chapinhas, retoques com a cor e tudo isso pode dar uma “estressada” nos cabelos.
Perder alguns fios é natural pois eles envelhecem e são substituídos por novos.
A preocupação deve aparecer quando ao pentear os cabelos ou no próprio banho, começam aparecer os “chumaços” que não são normais.
Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo acomete cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% daquelas com mais de 40 anos.
A primeira atitude a tomar é conversar com seu médico de confiança para tirar qualquer dúvida de algum problema de saúde mais sério.
Mas, veja o que pode provocar a queda dos fios:
• Alimentação: Alimentação errada ou com a falta de alguns nutrientes importantes como o ferro e a vitamina D.
• Penteados : quando usamos muitos penteados, especialmente com os cabelos amarrados isso pode provocar a quebra dos fios. Claro que no verão, o rabo de cavalo é uma ótima alternativa. Mas cuidado para não prender sempre principalmente se estiver molhado.
• Produtos Químicos: além dos produtos usados no salão de beleza que apesar de nos deixarem lindas com a cor que desejamos ou lisos como queremos, são químicas fortes. Devemos cuidar também do sol, mar e piscina, em especial para as atletas de plantão, os cuidados deve redobrar. Cremes e produtos de proteção UV são importantes.
• Ansiedade e Depressão: vivemos em uma correria permeada de situações estressantes, mas temos que buscar meios e formas de nos ajustarmos a essa rotina. Ginástica, caminhadas, passeios podem aliviar nosso dia a dia. A queda de cabelo na verdade acaba sendo um sinal que o corpo manda para você avisando que é preciso dar uma parada para se cuidar.
• Alopecia: alopecia areata é uma doença autoimune de causas desconhecidas na qual o sistema imunológico destrói tecidos saudáveis do organismo. De repente, uma área arredondada inteira do couro fica completamente careca. A doença é mais comum em jovens — 60% das vítimas têm menos de 20 anos. Seu tratamento inclui cremes e injeções de corticoides no local afetado. Para esses casos, podem ser usados apliques no topo da cabeça que podem amenizar muito o incomodo com a falta de cabelo.
Alguns problemas podem ser resolvidos com a ajuda da sua cabelereira com orientações de como cuidar melhor dos seus fios. Venha saber mais como a Nilta Estilo em Cabelos pode te ajudar.
Afinal, ela conhece como ninguém a textura dos seus cabelos.
Fontes e Imagens
Revista Veja
Associação Brasileira de Restauração Capilar
Sociedade Brasileira de Restauração Capilar
Freepik